Balabanner

Ar extremamente seco na região de Frutal

O aviso do Inmet diz que a queda da umidade pode chegar a ficar abaixo de 12%, com risco de de danos à saúde e ao ambiente

Por João Cerino em 20/09/2021 às 15:09:21

Médicos indicam o uso umidificador de ar

A região de Frutal está em alerta vermelho de baixa umidade, segundo um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, que publicou aviso às 12h00 deste dia 20 de setembro, por conta da queda da umidade do ar, que estava, às 14h30, em 13%. O aviso diz que a queda da umidade pode chegar a ficar abaixo de 12%, o que aumenta o risco de incêndios florestais e de danos à saúde, como surgimento ou agravamento de doenças pulmonares, dores de cabeça e outros.

O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar atividades físicas com o tempo seco e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. É recomendado ainda o uso de hidratante para pele e umidificar o ambiente, evitando também os diuréticos, como café e bebida alcoólica.

A baixa umidade do ar pode causar, além dos sintomas respiratórios, irritação nos olhos e garganta, ressecamento da pele, maior possibilidade de ocorrência de problemas cardíacos e aumento da incidência de acidente vascular cerebral, o AVC.

O calor e a baixa umidade do ar devem afetar as cidades do Triângulo e Alto Paranaíba com recordes de temperaturas altas, com o clima semelhante ao desértico, com temperaturas máximas previstas para 39°C, mas que já foram ultrapassadas em algumas cidades da região. O final de semana registrou as maiores temperaturas do ano no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba e a previsão para os próximos dias é de temperaturas entre 20°C e 39°C e a umidade do ar abaixo de 20%, com sensação térmica que pode chegar a 40°C. Chuvas isoladas podem ocorrer, mas o calor deve continuar, aumentando o período de clima quente e seco.

Fonte: Com informações retiradas dos sites Inmet, Climatempo e G1

Comunicar erro