Balabanner

Frente fria severa deve atingir Sul e Sudeste

Uma massa de ar polar vinda da Argentina deve causar frio em uma área ampla do país

Por João Cerino em 18/08/2022 às 08:20:38

A população do Sul e Sudeste do Brasil se prepara para enfrentar os efeitos de uma frente fria severa a partir da próxima sexta-feira, 19, conforme alertas do Instituto Nacional de Meteorologia-Inmet. O avanço da massa de ar polar, segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, vai diminuir as temperaturas a partir da próxima sexta-feira, com possibilidade de geada na região Sul e até mesmo na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Segundo o meteorologista, a frente fria deve causar eventos severos, como rajadas de vento e chuva com granizo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as baixas temperaturas vão predominar em grande parte do centro-sul do país e é possível que seja registrado o recorde de menor temperatura do ano em São Paulo.

Na região de Frutal, nesta quinta-feira, as temperaturas devem começar a cair, girando entre os 16 e os 30 graus e deve haver continuidade na queda de temperatura ao longo da sexta-feira. A frente fria irá avançar pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, chegando ao centro do Mato Grosso e na porção sul dos estados de Rondônia, Goiás e Minas Gerais, provocando chuvas intensas e rajadas de vento.

A queda de temperatura no Sudeste pode chegar dos 8 aos 12 graus e deve predominar o ar seco, mas com possibilidade de ocorrer acumulados de chuva em pontos isolados no litoral de São Paulo.

Fonte: *Com informações do Inmet e Climatempo

Comunicar erro