Balabanner

Saúde em alerta para alto risco de dengue

A superintendência regional está preocupada com os altos índices de dengue e outras doenças

Por João Cerino em 04/06/2023 às 08:20:00

A alta incidência de casos de dengue na macrorregião de Saúde Triângulo Sul levou a Superintendência Regional de Saúde SRS-Uberaba a fazer um acompanhamento situação dos municípios da região por meio do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses, o CreArbo. O objetivo é apoiar medidas de controle do Aedes aegypti e o manejo clínico adequado das doenças transmitidas pelo mosquito.

O Comitê também monitora notificações de casos, resultados laboratoriais, internações, óbitos, índices de infestação do mosquito, ações de educação e mobilização social, além de outros aspectos importantes sobre as doenças. Todos os 27 municípios da SRS Uberaba totalizaram, em 2 de junho, 19.395 casos notificados de dengue, com treze mortes em investigação e oito já confirmadas, além de 720 casos notificados de chikungunya e 243 casos notificados de zika, de acordo com Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, consultado em 31 de maio.

O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti, o Liraa mostrou que mosquitos se abrigam em depósitos de água elevados ligados à rede pública ou poço, caixas d"água, tambores, cisternas, vasos e frascos com água, pratos, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, fontes ornamentais, materiais de construção e até em objetos religiosos e de rituais.

Um outro grupo inclui tanques em obras de construção civil, borracharias e hortas, calhas, lajes e toldos em desnível, ralos, sanitários em desuso, piscinas não tratadas, fontes ornamentais, cacos de vidro em muros, pneus e outros materiais, além de recipientes plásticos, garrafas PET, latas, folhas como bromélias, buracos em árvores e restos de animais, como conchas e carapaças, etc.

O Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses da SRS-Uberaba verificou que todos os municípios têm comitês formados, mas a maioria realiza encontros de forma irregular e pouco frequentes. O superintendente regional de saúde de Uberaba, Eurípedes Leitão, explica que a pesquisa foi desencadeada pela necessidade de conhecer melhor o cenário e divulgar, de forma mais direcionada, a situação das arboviroses na região. Segundo ele, "o estado de Minas e as Secretarias Municipais de Saúde têm trabalhado incansavelmente no combate ao mosquito, mas a população precisa fazer seu papel."

NÚMEROS

O mapa abaixo, da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba mostra os municípios com seu índice Liraa, qual o grupo de materiais que mais acumula larvas, o tipo de material com focos de mosquitos, o número de casos de dengue, mortes confirmadas e os casos de febre chikungunya e zika.

Pelo mapa das microrregiões, o município de Frutal lidera o número de casos de dengue em sua área, com 2.348 e mais 650 de febre chikungunya, conforme dados de 31 de maio de 2023. Em Frutal o índice Liraa já atingiu 5.1%, sendo que a situação é preocupante a partir de 1%. Os relatórios apontam que, em Frutal, os principais criadouros estão em vasos e pratos de plantas sem o devido cuidado de se colocar a areia. De acordo com dados da SRS-Uberaba, Frutal ainda não registrou mortes por dengue em 2023.

Na sequencia, vem 488 casos de dengue confirmados de Planura, 204 de Fronteira, 127 de Itapagipe, 44 de Pirajuba e 35 de Comendador Gomes. Ainda na microrregião de Frutal, em 2023 há apenas uma morte por dengue confirmada em Planura.

A microrregião de Iturama registrou mortes por dengue em Carneirinho e Iturama. Naquela microrregião, Iturama lidera com 568 casos de dengue, seguida por Carneirinho com 227, União de Minas com 117, São Francisco de Sales com 66 e Limeira do Oeste com 50 casos.

Fonte: Sara Braga - SRS-Uberaba

Comunicar erro