Balabanner

Região de Frutal pode ter chuvas fortes

A Defesa Civil emitiu alerta às 15h45 deste dia 31 de agosto sobre possibilidade de tempestade na região

Por João Cerino em 31/08/2023 às 10:35:51

A previsão para este dia 31 de agosto, publicada por volta das 10h30 da manhã, prevê tempo instável na região do Triângulo Mineiro e a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva fortes em todas as regiões de Minas Gerais. O calor, combinado com a umidade favorece a formação de nuvens que podem provocar o chamado tempo severo, com ocorrência de raios, granizo e ventos fortes, principalmente a partir da tarde. A área em risco de tais fenômenos, conforme a faixa laranja do mapa, passa em áreas do Triângulo Mineiro, incluindo Frutal e a região vizinha, marcada em vermelho.

Nas demais áreas do estado mineiro, o tempo fica instável com possibilidade de tempestades isoladas e algumas com granizo. A temperatura máxima prevista, à tarde, é de 33°C em Carneirinho e 32°C em Montes Claros. Os índices de umidade relativa do ar devem variar entre 35 e 45% entre as 13h00 e 17h00 na maioria das regiões do estado mineiro.

As tempestades severas são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados e/ou chuva torrencial como enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos nos casos mais graves. Os níveis de severidade são quatro sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Se vierem a ocorrer tempestades severas em Frutal, estas podem ser de nível 2.

A previsão de acumulado de chuva fica entre 15 e 30 milímetros em áreas do sul do Triângulo Mineiro, com previsão de chuva entre 5 e 15 milímetros nas demais áreas do estado de Minas Gerais.

A tendência para os dias 1º e 2 de setembro mostra previsão de tempo estável e sem previsão de chuva na região de Frutal.

Na tarde deste dia 31, a Defesa Civil alertou para a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes na região de Frutal. Como se trata de previsão, baseada no sistema de Meteorologia mantido pelo governo do estado, isso não significa que a região irá enfrentar essas chuvas fortes. Porém, como os órgãos que acompanham o clima indicam essa possibilidade, são emitidos os alertas para que a população possa se proteger.

Alerta da Defesa Civil recebido às 15h45 pela redação do site Alô Frutal.

Fonte: Simge-Igam-Defesa Civil

Comunicar erro