Balabanner

Uemg Frutal realizou inaugurações

Faculdade tem sede do Núcleo de Atendimento Jurídico e catorze laboratórios

Por João Cerino em 06/10/2023 às 15:58:20

Foi inaugurado na manhã da quinta-feira, 5 de outubro, o Núcleo de Atendimento Jurídico da Unidade Frutal da Universidade do Estado de Minas Gerais-Uemg. O imóvel próprio, adquirido com recursos de um acordo judicial, vai abrigar o Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito e o Posto de Atendimento Pré-Processual-Papre, que é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A inauguração foi marcada pela presença de autoridades, representantes do Judiciário, Ministério Público, comunidade acadêmica e da direção local e da gestão superior.

Na ocasião, foram inaugurados catorze laboratórios na universidade, que realizarão pesquisas coordenadas pelos professores com os ensinamentos repassados aos alunos e alunas. O juiz de direito da Comarca de Frutal, Irany Laraya Neto, fez questão de comparecer. "A oportunidade que o estudante tem de vivenciar a prática, ainda durante a graduação, é muito importante na formação daquele futuro operador do Direito. A gente tem um núcleo ligado à Universidade em que o estudante aprende a conferir o tratamento adequado àquela demanda é de fundamental importância na formação desse futuro profissional."

Ele ainda destacou que, além de inaugurar a sede própria do núcleo, foi aberto também o Posto de Atendimento Pré-Processual. "Essas iniciativas vêm em prol dessa missão que é atribuída a todos esses operadores, que é a missão de pacificar a sociedade, resolver efetivamente o problema daquele cidadão e daquele jurisdicionado."

A Coordenadora do Núcleo, Professora Rubia Spirandelli, destacou que os professores fazem um excelente trabalho para atender à sociedade e é importante ter inaugurado a sede própria. "Temos a nossa sede própria graças ao Ministério Público e Poder Judiciário. Temos vários alunos atendendo à sociedade e, como a Defensoria Pública está com atendimento bem restrito, estamos com um trabalho muito intenso. Esperamos que, quem precise buscar o auxílio do Poder Judiciário, nos procure que estamos de portas abertas para atender a todos. Os nossos estagiários são pessoas muito importantes e fundamentais no Núcleo."

AVALIAÇÕES

O diretor da Uemg Frutal, Leandro Pinheiro, salientou que é muito importante pensar no trabalho desenvolvido. "O momento é de celebração. A reitoria veio para ver o fruto dos trabalhos de toda essa união porque nesse intervalo a gente fica a distância tanto na aquisição dos recursos, nas visitas técnicas e fiscalizações. Esta foi a oportunidade que a reitoria tem de vir aqui para checar de perto aquilo tudo que a gente tem conversado bastante a distância. Tivemos a inauguração do Núcleo de Práticas Jurídicas que agora tem a casa própria que nós adquirimos frutos do recurso da Operação Aequalis, junto com o Poder Judiciário", comemora.

A vice-diretora da Uemg Frutal, Karol Natasha Castanheira, comentou todos estes feitos são muito gratificantes. "Hoje nós estamos inaugurando um complexo de catorze laboratórios na unidade de Frutal e isso faz parte da primeira etapa porque no futuro nós vamos inaugurar outros. Isso mostra como o nosso corpo docente está articulado em termos de pesquisa, de ensino e também de extensão, porque no futuro é possível que estes laboratórios se tornem prestadores de serviço para a comunidade. Estamos com diversas áreas de atuação, desde a parte de sucro, energia, análise sintética em relação aos vegetais, solos, cromatografia, análise sensorial, microscopia, entre outros", diz.

O Vice-Reitor Thiago Torres destacou que a conquista do Núcleo foi uma iniciativa muito importante em colaboração com o Poder Judiciário local, através do Doutor Irany e da Promotora de Justiça, Doutora Daniela Campos. "Judiciário e MP se sensibilizaram para a aquisição de um novo espaço no qual o Núcleo pudesse atuar e isso vai ser muito importante, não só para atendimento da comunidade frutalense de modo geral, mas para os nossos estudantes também que terão uma oportunidade de ter um espaço revitalizado para exercerem as suas práticas do dia a dia e as práticas acadêmicas e nesse aspecto foi um ganho muito importante", garante.

Thiago comenta sobre a perspectiva de inaugurar também a revitalização dos espaços dos pavilhões de aula e dos laboratórios de pesquisa com equipamentos de alta complexidade que vai alavancar seguramente a Unidade do ponto de vista científico e deixar Frutal no hall da elite da pesquisa científica não somente no Triângulo Mineiro, mas também no Brasil. "Pelos equipamentos que chegaram aqui com toda a complexidade e magnitude, a gente tem essa real segurança de dizer que Frutal hoje é um polo de pesquisa e de desenvolvimento de ciência muito forte não somente da região do Triângulo Mineiro. Cabe mencionar o apoio que recebemos em 2021 da Secretaria de Estado de Educação que nos permitiu ter uma melhoria orçamentária para que esses recursos fossem aplicados não somente na Unidade Frutal, mas em todas as Unidades Acadêmicas também. A gente vê como um fruto colhido a partir de uma ação que começou em 2021 no fomento a esses projetos de pesquisa e que agora a gente está nesse processo de inauguração em um dia muito bonito e de muita comemoração para a cidade, que não somente fez 136 anos, mas está inaugurando um polo de pesquisa realmente muito eficaz e eficiente no estado de Minas, no Triângulo Mineiro e para a cidade Frutal isso é muito orgulho", afirma.

A Reitora da Uemg, professora Lavínia Rosa Rodrigues, fez questão de prestigiar as inaugurações da Unidade Acadêmica de Frutal e destacou o trabalho realizado pelos professores. "É um orgulho e uma conquista da Unidade por meio de um trabalho dos professores que fizeram os projetos e tenho certeza que a Unidade dá um salto de qualidade nesta grande conquista. Está de parabéns a gestão e os professores que fizeram os projetos para que tudo fosse possível. Tudo parte da preposição dos professores que são quem constrói e apresenta os projetos para os órgãos de fomento. Fica o convite para que os outros pesquisadores visitem Frutal e utilizem do exemplo."


Fonte: Assessoria Uemg

Comunicar erro