Balabanner

Umidade do ar em níveis críticos

Os índices de umidade relativa do ar estão em torno ou abaixo de 14% à tarde no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Por João Cerino em 07/08/2023 às 11:58:24

A região de Frutal vai continuar a enfrentar nos próximos dias o período de umidade baixa do ar, que já está classificada em níveis severos. O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais-Simge, prevê índices de umidade relativa do ar em torno ou abaixo de 14% à tarde, nas mesorregiões Norte, Noroeste, Central Mineira, Oeste e também no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a umidade ideal para os seres humanos deve estar entre 50 e 60% e, por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção. A umidade do ar na região caiu na semana passada a menos de 20% nos horários mais quentes, que são verificados após o meio-dia e até as 15h00.

A falta de árvores contribui para o tempo seco e facilita para que o calor se espalhe, retirando ainda mais água do ambiente por conta dos ventos. É importante destacar que a umidade do ar influencia diretamente na saúde e o tempo seco traz mais doenças respiratórias, como bronquite, rinite, sinusite, alergias ou sangramento nasal.

Durante a respiração, as narinas são lubrificadas com o vapor d"água do ar e, se a umidade for menor, é certo que haverá incômodo ao respirar. Quando a umidade do ar está muito alta, isso facilita a proliferação de fungos que também podem trazer problemas para a saúde.

Por isso, neste período é recomendado que não se faça atividade física ou que seja feita de forma muito cuidadosa e também que se evite desgaste físico nas horas mais secas do dia. É preciso beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. É bom evitar bebidas diuréticas, como café e álcool. Você pode obter mais informações com a Defesa Civil, que pode dar orientações e com o Corpo de Bombeiros, que atua na prevenção e combate aos incêndios em vegetação, que são muito comuns nesta época.



Fonte: Simge-Igam-Defesa Civil

Comunicar erro